As escolas de samba de Uruguaiana já se aproveitam da primeira semana de 2019 para dar início oficial de seus ensaios visando o próximo carnaval. 
 
Atual campeã, a Ilha do Marduque faz soar seu primeiro tambor do ano nesta Sexta-feira (04) com seu primeiro ensaio geral e também gravação do clipe do samba-enredo 2019 com a sua comunidade. O evento será na sede da escola, no bairro Mascarenhas de Moraes, a partir das 22 horas, com entrada gratuita. A escola pede que os torcedores vistam-se de azul e branco e empunhem bandeiras com as cores da escola para curtir o momento.
 
Vice-campeã no ano passado, a Cova da Onça quer resgatar o caminho do título e para isso deu início à sua temporada de ensaios na última Quarta-feira (03) em sua quadra. Através de postagem do Presidente Jean Souza nas redes sociais foi informado que a escola terá ensaios de Terças às Sextas-feiras, com início pontual às 22h30min. se estendendo até 00h30min. e pede a presença da comunidade do Alto do Bronze.
 
Os Rouxinóis abrirá sua temporada de ensaios com um evento no Palácio do Samba, sua sede, nesta Sexta-feira (04) a partir das 23 horas. Além das presenças da Harmonia e da Bateria Galáctica para embalar a noite também haverá apresentação de alguns protótipos de fantasias que estarão na passarela do samba no próximo carnaval. As mesas estão sendo comercializadas por R$ 40 (por ordem de chegada) e os ingressos individuais por R$ 5.
 
Deu Chucha na Zebra abre sua temporada de ensaios no dia 09 de Janeiro (Quarta-feira) em sua quadra. A escola realizará seus ensaios sempre às Quartas, Quintas e Sextas-feiras.
 
A Apoteose do Samba deu início aos seus ensaios na última Quarta-feira (02) em sua quadra. Os ensaios da Bateria Puro Swing estarão sendo realizados diariamente visando o Carnaval 2019.
 
As escolas Bambas da Alegria, Imperadores do Sol e Império Serrano ainda não divulgaram seus preparativos neste início de ano em suas redes sociais.
 
FONTE: Redes Sociais das agremiações
 
Obs.: Assim que recebermos informações destas escolas que não divulgaram seus eventos, estaremos atualizando esta matéria.