Campeão no acesso, Fábio Júnior estreia no Grupo Especial em 2012.

Após conquistar junto com a Renascer de Jacarepaguá o título inédito do Grupo de Acesso e garantir presença na elite do carnaval carioca, o jovem José Fábio Alves Júnior, 18 anos, o Fábio Júnior permanece à frente do pavilhão da escola da zona oeste do Rio de Janeiro. O mestre-sala, de apenas 19 anos, é solteiro, reside no bairro de Piedade, zona norte carioca, e é filho único do casal José Fábio Alves e Ednilza Alves.

Fábio Júnior pisará pela primeira vez na Marquês de Sapucaí defendendo uma escola no Grupo Especial do carnaval carioca e conversou com exclusividade com o site SambaSul.

Confira o bate-papo:

SAMBASUL: Faça um breve histórico da sua vida no mundo do samba, desde o início até os dias atuais.

FÁBIO JÚNIOR: Comecei na dança quando tinha nove anos. Um ano depois fiz minha estreia nos desfiles oficiais pela escola de samba Difícil É O Nome, do bairro de Pilares, aqui no Rio de Janeiro, em 2002. Neste mesmo ano também desfilei pela escola de samba mirim Infantes do Lins. Em 2003 recebi o convite para defender o pavilhão da escola mirim Estrelinha da Mocidade, onde adquiri bastante experiência, dando grande sequência à minha carreira.

SAMBASUL: Por quais outras agremiações você passou?

FÁBIO JÚNIOR: Por escolas adultas eu defendi os pavilhões da Vizinha Faladeira, Rosa de Ouro e Unidos do Cabral. Nos dois últimos carnavais, em 2010 e 2011, tive o privilégio de ser o terceiro mestre-sala da Mocidade Independente de Padre Miguel.

SAMBASUL: Com que idade chegou à Renascer de Jacarepaguá e quais foram seus títulos pela escola?

FÁBIO JÚNIOR: Eu cheguei na Renascer de Jacarepaguá com 16 anos para formar o 2º casal da escola ao lado da Jéssica, no carnaval de 2009. Desde então, permaneço na escola onde conquistei o título inédito da agremiação no Grupo de Acesso agora em 2011, quando realizei minha estreia como primeiro mestre-sala da escola. Graças a Deus terei o prazer de defender o pavilhão da escola pela primeira vez no Grupo Especial em 2012.

SAMBASUL: O que você sentiu ao defender o pavilhão da Renascer de Jaarepaguá pela primeira vez na Sapucaí?

FÁBIO JÚNIOR: Defender o pavilhão da Renascer de Jacarepaguá é um prazer e é uma honra para mim. Esta escola é maravilhosa e tem uma comunidade muito forte e unida que, invariavelmente, representa as cores da escola de forma espetacular o bairro de Jacarepaguá na avenida.

SAMBASUL: Qual é a sua expectativa para viver a sua primeira vez como mestre sala número um de uma escola no Grupo Especial?

FÁBIO JÚNIOR: A Renascer de Jacarepaguá é uma familia que me acolheu da melhor forma. Não tenho do que me queixar. Nesta escola eu me sinto bem à vontade e bem tranquilo para mostrar tudo que aprendi. Minha espectativa para o próximo carnaval é a melhor possivel. A escola está bastante unida. Eu, minha porta-bandeira Jéssica e toda a escola estamos rabalhado bastante para fazer uma ótima estreia no Grupo Especial.

SAMBASUL: Para pisar na Marquês de Sapucaí como primeiro mestre-sala há que se ter muita responsabilidade. O que significa isso pra você?

FÁBIO JÚNIOR: A responsabilidade de defender o primeiro pavilhão da Renascer é enorme. Mas uma coisa que aprendi na vida é que precisamos trabalhar muito. E se houver bastante ensaio, dedicação, preparo físico, muito empenho e amor, tudo dará certo no dia do desfile.

SAMBASUL: Nos conte um pouco sobre a sua porta-bandeira.

FÁBIO JÚNIOR: A Jéssica é uma porta-bandeira maravilhosa. Danço com ela fazem três anos. Adoro ela como minha parceira de dança pois ela tem um carisma enorme e muita elegância.

SAMBASUL: Por se tratar de Grupo Especial, a cobrança deve ser muito maior não é?

FÁBIO JÚNIOR: Com certeza. A cobrança esse ano irá aumentar muito, mas nós dois estamos preparados pois estamos nos doando muito, nos dedicando bastante e estamos muito felizes em defender o pavilhão da Renascer.

SAMBASUL: Já foi convidado para participar do Carnaval de Uruguaiana?

FÁBIO JÚNIOR: Nunca fui convidado à participar do carnaval de Uruguaiana mas tenho muita vontade de conhecê-lo e poder desfilar. Aqui pelo Rio de Janeiro vários amigos e colegas de dança já me deram ótimas referências do carnaval da cidade. Pretendo um dia estar presente.

SAMBASUL: Deixe uma mensagem para quem busca alcançar o posto que você ocupa hoje, como primeiro mestre-sala de uma agremiação do Grupo Especial, sendo tão jovem quanto você.

FÁBIO JÚNIOR: A mensagem que deixo é que dançem sempre com muita alegria e com muito amor. tenham sempre muita dedicação e procurem sempre se aperfeiçoar, ouvindo sugestões dos mais experientes para conquistarem seus objetivos, independente da idade.

SAMBASUL: O que você espera da estreia da Renascer de Jacarepaguá no Grupo Especial?

FÁBIO JÚNIOR: Quero que seja um carnaval maravilhoso, alegre e divertido, e que traga um ótimo resultado para nossa escola.

O site SambaSul deseja muito sucesso ao Fábio Júnior, 1º mestre-sala da Renascer de Jacarepaguá na estreia da agremiação no Grupo Especial do carnaval carioca em 2012. Boa sorte!