Daniel Joffre foi apresentado no domingo e conversou com o Site SambaSul.

Confirmado na feijoada mensal da Estácio de Sá realizada no domingo (05) o novo mestre-sala da escola, Daniel Joffre Vieira concedeu entrevista exclusiva ao site SambaSul. O jovem de 22 anos é solteiro, mora no bairro de Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro e tem em sua mãe Joelma e nos dois irmãos, Daniele e Vitor, forças para batalhar e vencer no carnaval.

Daniel Joffre vai fazer sua estreia como 1º Mestre-sala no Grupo de Acesso A do Rio de Janeiro em 2012 pela Estácio de Sá.

Confira a entrevista:

SAMBASUL: Nos conte um pouco sobre a sua história no mundo carnavalesco?

DANIEL: Eu tinha 8 anos de idade quando conheci o Acadêmicos do Salgueiro através de uma vizinha que era da velha guarda da escola. Logo no meu primeiro contato com a agremiação, me encantei quando vi crianças sambando na quadra. Imediatamente resolvi me envolver no meio da molecada. No ano seguinte (1999) desfilei pela primeira vez na escola mirim da própria agremiação, Aprendizes do Salgueiro. Foi quando, após três anos desfilando, fiquei admirado e encantado com um casal de Mestre-sala e Porta-bandeira mirim, para o qual não parava de olhar eles dançando. Quando eu chegava em casa ficava imitando os passos da dança. No mesmo ano me puseram pra dançar com uma porta-bandeira e eu nem sabia dançar. Foi neste ano (2000) que virei mestre-sala do Aprendizes do Salgueiro com 11 anos, onde fiquei até 2005.

SAMBASUL: Após os primeiros passos da dança você teve que buscar um aperfeiçoamento. Como foi conquistado?

DANIEL: Frequentava aulas para aprender a dançar com o Jorge Edson e logo após comecei a frequentar a escola de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte, capitaneada pelo seu Manoel Dionísio, onde atualmente atuo como instrutor ajudando a ensinar a Dança do Mestre-Sala. Tive uma contribuição muito importante na formação da minha dança com o Ronaldinho, atual 1° Mestre-sala da União da Ilha do Governador.

SAMBASUL: Além do Aprendizes do Salgueiro, você teve passagens por outras agremiações mirins?

DANIEL: Não. Minha primeira e única escola mirim foi Aprendizes do Salgueiro, onde conquistei o troféu Olhômetro como melhor Mestre-sala mirim em 2007.

SAMBASUL: Depois de defender o pavilhão de escola de samba mirim, qual foi sua primeira escola de samba adulta? Em qual posto?

DANIEL: A minha primeira escola adulta foi o Acadêmicos do Salgueiro onde me encontro atualmente como 2° Mestre-sala. Neste posto conquistei em 2010 o Troféu Estandarte de Ouro como Mestre-sala Revelação. Já tive passagens por outras escolas de samba: Em Cima da Hora e Acadêmicos da Barra da Tijuca (como 2° Mestre-sala) e como principal desfilei na Flor da Mina do Andaraí, Unidos do Vila Rica e Arranco do Engenho de Dentro, escola onde estive nesse último carnaval conquistando as notas máximas. Em 2011 desfilei em Porto Alegre pela escola Embaixadores do Ritmo.

SAMBASUL: Qual foi o sentimento quando pisou pela primeira vez na Marquês de Sapucaí defendendo o pavilhão de uma escola adulta?

DANIEL: Foi muito emocionante! Meu coração acelerado e eu encantado com tantas pessoas em volta cantando, sambando. O que completou minha emoção foi ver a arquibancada vibrando. Uma sensação de total felicidade. A realização de um sonho!

SAMBASUL: O que significa estrear na Sapucaí como primeiro mestre-sala de uma agremiação de tradição? E qual a responsabilidade?

DANIEL: A responsabilidade é grande, como todos sabem... Já defendi o pavilhão de outras escolas, também valendo nota. Não desmerecendo as outras, agora se trata do Berço do Samba, escola de tradição... Mas me sinto preparado. Sempre levei a sério esse ofício e não será diferente! Estou muito motivado!

SAMBASUL: Como serão os preparativos e ensaios com a sua nova porta-bandeira Alcione?

DANIEL: Ainda não comecei a ensaiar com a Alcione. Creio que isso não será problema, pois dançamos juntos em 2007 pela Flor da Mina do Andaraí e a dança dela tem tudo a ver comigo. Ela é clássica, tem uma postura bonita e é uma excelente porta-bandeira. Mesmo sabendo que a responsabilidade se multiplicará, isso não será um problema, pois sempre levei tudo muito a sério, Me considero perfeccionista, gosto que tudo fique correto para dar a nota máxima. Para 2012 teremos o auxílio do Mestre de Cerimônia e coreografo Bonifácio Jr. que no último carnaval foi responsável pelo 1° casal de Mestre-Sala e Porta-bandeira da Estação Primeira de Mangueira. Ele é muito competente. Já o observei trabalhando e ele dá toques, valoriza nosso trabalho. Estou ansioso para trabalhar com ele.

SAMBASUL: Já foi convidado para participar do Carnaval de Uruguaiana? O que já ouviu falar do carnaval?

DANIEL: Não tive a oportunidade ainda de desfilar em Uruguaiana, mas me disseram que é um carnaval com a cara do Rio de Janeiro. Gostaria muito de um dia conhecer e desfilar.

SAMBASUL: Qual a mensagem para quem sonha um dia alcançar o posto de primeiro mestre-sala de uma grande agremiação sendo tão jovem quanto você?

DANIEL: Lute pelos seus objetivos, sem passar por cima de ninguém. Se dedique cada vez mais e faça com amor o seu trabalho, mostrando que você é capaz, independente da idade que você tenha.

SAMBASUL: O que você espera do carnaval 2012 da Estácio de Sá?

DANIEL: Espero que seja um desfile surpreendente, que eu possa dar as notas máximas pra escola e começar, assim, a criar a minha história dentro da Estácio de Sá.

A Estácio de Sá desfila no sábado de carnaval (18-02-2012).

O site SambaSul deseja todo o sucesso possível ao Daniel Joffre, novo 1º mestre-sala da Estácio de Sá, nesta nova caminhada pelo Grupo de Acesso A. Boa sorte!