Escolas, prefeitura e Assercal decidiram nesta quinta-feira.

 

As escolas de samba de Alegrete, em reunião realizada nesta quinta-feira com o Prefeito Municipal, Erasmo Guterres e a presidência da ASSERCAL, entidade que organiza os desfiles alegretenses, decidiram por suspender os desfiles do Carnaval 2013 em virtude do déficit orçamentário da Prefeitura.

Por outro lado, o poder executivo comprometeu-se em viabilizar uma pista de desfiles para 2014. Confira a ata da reunião. Basta clicar na imagem.

O editor do Jornal Gazeta de Alegrete, Paulo Antônio Berquó Farias explica a decisão:

- A Prefeitura enfrenta uma crise financeira, que é do conhecimento de todos e tenta equilibrar o déficit orçamentário. Mesmo assim, propôs às escolas de samba oferecer a infraestrutura, um repasse de R$ 30 mil e a receita das arquibancadas. As escolas ficaram inseguras quanto ao retorno das arquibancadas, ponderando inclusive a intempérie. Temem endividamento ainda maior do que já se encontram. Leve-se em conta que a avenida onde é montada hoje, não permite ampliação, já que são acomodadas cerca de 15 mil pessoas. O que foi proposto é justamente ampliar a passarela, transferindo a festa para a Avenida Tiarajú, de forma que a receita (comercializada com antecedência) fique de acordo com as necessidades das escolas. Afinal, a maior fonte de receita do Carnaval é o próprio espetáculo. As demais promoções arrecadam muito pouco diante da dimensão e custo que o carnaval tomou. Resumindo: todos apostam que é necessário esse passo atrás, em 2013, para uma grande retomada em 2014, em novo e confortável endereço. Mas claro, estamos muito tristes com essa necessidade.