O Carnaval de Artigas (Uruguai) terá início neste sábado (26). A primeira noite de desfiles ocorrerá a partir das 23 horas na passarela do samba localizada na Avenida Lecueder. A concentração das agremiações é na Plaza Battle e a dispersão na Plaza Artigas. A pista de desfiles possui 700 metros.
 
Haverá exigência do cumprimento de protocolos sanitários para público e componentes que terão que apresentar o comprovante de vacinação (com 3ª dose) para ingressar nas instalações.
 
Atual tetracampeã, a Barrio Rampla busca o penta e seu 21º na história, na disputa com outras três agremiações no Grupo Especial: Académicos, Emperadores de la Zona Sur e Império del Ayuí. Já o Grupo A é disputado por três agremiações: Barrio Zorrilla, Emperatriz del Progreso e Garra y Corazón. Neste ano de 2022 haverá uma escola convidada que passa por avaliação: Dragões do Morro.
 
Confira a ordem de desfiles:
 
SÁBADO - 26 DE FEVEREIRO - Início: 23 horas
 
- Garra y Corazón (Grupo A) 
- Emperatriz del Progreso (Grupo A)
- Barrio Zorrilla (Grupo A)
- Imperio del Ayuí (Grupo Especial)
- Emperadores de la Zona Sur (Grupo Especial)
 
DOMINGO - 27 DE FEVEREIRO - Início: 23 horas
 
- Garra y Corazón (Grupo A)
- Emperatriz del Progreso (Grupo A)
- Barrio Zorrilla (Grupo A)
- Dragões do Morro (Convidada - Avaliação)
- Académicos (Grupo Especial)
- Barrio Rampla (Grupo Especial)
 
SEGUNDA-FEIRA - 28 DE FEVEREIRO - GRUPO ESPECIAL - Início: 23 horas
 
- Dragões do Morro (Convidada - Avaliação)
- Académicos
- Imperio del Ayuí
- Barrio Rampla
- Emperadores de la Zona Sur
 
Os desfiles do Grupo Especial são organizados pela Federação de Escolas de Samba de Artigas (FEDESA) em parceria com a Prefeitura de Artigas. Já o Grupo A tem a organização da Associação de Escolas de Samba de Artigas (AESA).